Pular para o conteúdo principal

Sejam Irrepreensíveis e Sinceros


Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.

Filipenses 2:15,16

Quão preciosas são as palavras do apóstolo Paulo na carta escrita à igreja em Filipos.

Ao meditarmos sobre o referido texto, observamos o desejo de Paulo ao escrever aos filipenses, quanto ao verdadeiro sentido de sermos servos úteis, para Deus e para o nosso próximo, deixando de lado todo e qualquer orgulho, egoísmo e presunção, sendo apenas e tão somente servos.
Paulo sabiamente tomou o exemplo de Jesus que sendo Deus, esvaziou-se de sua glória e fez-se servo obediente até a morte, destacando que a morte de cruz era a maneira mais humilhante e cruel de execução naquela época.

No entanto, Deus o exaltou com justiça e soberania, resultado de sua obediência como servo.
Quando Paulo encoraja a igreja de Filipos que fora discipulada por ele, também chama a atenção daqueles irmãos para com temor e tremor diante de Deus serem operosos na graça recebida de Cristo Jesus.

Sabendo que dentro da igreja havia alguns que tentavam de maneira negativa disseminar murmurações e contendas, encoraja a igreja a fazer todas as coisas sem esses péssimos ingredientes. Afinal de contas contendas e murmurações não edificam a igreja.
Finalmente, a mensagem principal que Paulo recebeu do Espírito Santo de Deus para a igreja de Filipos, era o desafio seguido pelo ideal de fazerem a diferença, resplandecendo como astros num mundo tão corrompido e perverso.

Fazendo a diferença a igreja certamente seria vista por toda aquela geração como pessoas dignas, respeitadoras, sinceras, irrepreensíveis. Inculpáveis e exemplos a serem seguidos por aquela sociedade, para isto bastava reterem verdadeiramente em seus corações a palavra de Cristo.
A missão recebida pela igreja de Filipos não era impossível de ser cumprida, nem tampouco ensejava transparecer um monte de gente isolada do mundo ou com uma pseudo aparência de imaculados, não, definitivamente não.

A missão real da igreja em Filipos era viver no contexto daquela sociedade, participando efetivamente dela, sendo, porém um farol a brilhar na escuridão espiritual daquela geração, que carecia da graça de Deus.
Para isto, era fundamental que todos unidos, vivessem em suas vidas o que acreditavam, isto é, a graça salvadora e transformadora que reside somente em Cristo Jesus.

A missão nossa como igreja de Cristo, nas mais diversas localidades do planeta é a mesma, viver de maneira plena, constante e irrepreensível o genuíno evangelho de Cristo, com servos sempre humildes diante de Deus incondicionalmente.
De fato este é um mega desafio, mas se firmemente perseguirmos diariamente este ideal, muitas vidas serão transformadas e salvas pela graça que somente há em Cristo Jesus.

Façamos com que o evangelho de Cristo seja nosso estilo de vida, capaz de refletir Sua graça, que salva e transforma vidas.
Seja este nosso constante ideal, viver o evangelho de Cristo.

Comentários

Postagens da Semana

A Mente de Cristo: O Caminho da Humildade e Obediência

Texto base: Filipenses 2:5-8 (NVI) "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" Introdução Vivemos em um mundo onde a busca pelo sucesso, reconhecimento e poder tem guiado muitas decisões. Somos incentivados a buscar status, riquezas e uma posição de destaque na sociedade. No entanto, quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, encontramos um modelo completamente diferente: humildade, serviço e obediência. O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Filipos , nos exorta a ter a mesma atitude de Cristo. Mas o que isso significa na prática? Como podemos aplicar essa verdade em nossa vida diária? 1. O Chamado para Ter a Mente de Cristo A Importância da Mentalidade Certa A mente é o c...

O EXEMPLO DE LEVI

Reflexão: Nosso constante desafio como seguidores de Cristo: 1- Buscar a santificação diante de Deus constantemente, para melhor ouvir Sua voz, estar alinhado com seus propósitos e um dia ver Sua face. 2- Viver uma vida que sempre honre a Deus, servindo somente a Deus e jamais oferecer a Ele fogo estranho, como infelizmente fizeram os filhos de Arão, Nadabe e Abiú. 3- Honrar a Deus como geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Como sacerdotes de Cristo, que possamos seguir o exemplo de Levi, que apartou a muitos da iniquidade. Malaquias: 2. 4. Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos. 5. Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome. 6. A lei da verdade...

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...