Pular para o conteúdo principal

Sejam Irrepreensíveis e Sinceros


Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.

Filipenses 2:15,16

Quão preciosas são as palavras do apóstolo Paulo na carta escrita à igreja em Filipos.

Ao meditarmos sobre o referido texto, observamos o desejo de Paulo ao escrever aos filipenses, quanto ao verdadeiro sentido de sermos servos úteis, para Deus e para o nosso próximo, deixando de lado todo e qualquer orgulho, egoísmo e presunção, sendo apenas e tão somente servos.
Paulo sabiamente tomou o exemplo de Jesus que sendo Deus, esvaziou-se de sua glória e fez-se servo obediente até a morte, destacando que a morte de cruz era a maneira mais humilhante e cruel de execução naquela época.

No entanto, Deus o exaltou com justiça e soberania, resultado de sua obediência como servo.
Quando Paulo encoraja a igreja de Filipos que fora discipulada por ele, também chama a atenção daqueles irmãos para com temor e tremor diante de Deus serem operosos na graça recebida de Cristo Jesus.

Sabendo que dentro da igreja havia alguns que tentavam de maneira negativa disseminar murmurações e contendas, encoraja a igreja a fazer todas as coisas sem esses péssimos ingredientes. Afinal de contas contendas e murmurações não edificam a igreja.
Finalmente, a mensagem principal que Paulo recebeu do Espírito Santo de Deus para a igreja de Filipos, era o desafio seguido pelo ideal de fazerem a diferença, resplandecendo como astros num mundo tão corrompido e perverso.

Fazendo a diferença a igreja certamente seria vista por toda aquela geração como pessoas dignas, respeitadoras, sinceras, irrepreensíveis. Inculpáveis e exemplos a serem seguidos por aquela sociedade, para isto bastava reterem verdadeiramente em seus corações a palavra de Cristo.
A missão recebida pela igreja de Filipos não era impossível de ser cumprida, nem tampouco ensejava transparecer um monte de gente isolada do mundo ou com uma pseudo aparência de imaculados, não, definitivamente não.

A missão real da igreja em Filipos era viver no contexto daquela sociedade, participando efetivamente dela, sendo, porém um farol a brilhar na escuridão espiritual daquela geração, que carecia da graça de Deus.
Para isto, era fundamental que todos unidos, vivessem em suas vidas o que acreditavam, isto é, a graça salvadora e transformadora que reside somente em Cristo Jesus.

A missão nossa como igreja de Cristo, nas mais diversas localidades do planeta é a mesma, viver de maneira plena, constante e irrepreensível o genuíno evangelho de Cristo, com servos sempre humildes diante de Deus incondicionalmente.
De fato este é um mega desafio, mas se firmemente perseguirmos diariamente este ideal, muitas vidas serão transformadas e salvas pela graça que somente há em Cristo Jesus.

Façamos com que o evangelho de Cristo seja nosso estilo de vida, capaz de refletir Sua graça, que salva e transforma vidas.
Seja este nosso constante ideal, viver o evangelho de Cristo.

Comentários

Postagens da Semana

O Engano do Coração e o Olhar de Deus

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?  10 "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jeremias 17:9 Vivemos dias em que frases como “siga seu coração” ou “ouça o que ele diz” são tidas como conselhos sábios. A ideia de que nossos sentimentos e desejos mais profundos nos levarão ao caminho certo está enraizada em músicas, filmes, redes sociais e até em algumas conversas bem-intencionadas. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre isso? No contexto de Jeremias 17, o profeta está confrontando o povo de Judá por sua idolatria e confiança em si mesmos em vez de em Deus. O versículo 9 nos apresenta uma declaração chocante: o coração humano é “enganoso” e “incurável”. O termo hebraico traduzido como “enganoso” (עָקֹב – aqob) carrega a ideia de algo tortuoso, traiçoeiro, que não segue um caminho reto. Já “incur...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7. Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;* 8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. 25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.* *Reflexão:* Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Isr...