Pular para o conteúdo principal

Os Planos e Projetos de Deus


Texto bíblico

Jeremias 29: 10 a 13

10
Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
11
Porque eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o SENHOR; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
12
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

As promessas feitas por Deus ao povo de Israel quando cativo em babilônia, também podem ser feitas e cumpridas em nossas vidas.

Semelhante ao povo de Israel somos escravos e cativos de um mundo que preza pelo materialismo e ostenta consumismo, onde o ter é o que importa. O ser ou se importar com algo ou alguém, pouca importância tem.

Convivendo neste cenário e sendo fortemente influenciados pela absoluta inversão dos valores, espirituais, morais e éticos, muitas vezes acabamos por ceder e fracassar em nosso alvo, o qual não deve ser outro senão Cristo.

Para que não percamos o Alvo Supremo e Seus imaculados princípios, necessitamos recobrar em nossas mentes e aplicar em nossas vidas, o que Deus recomendou ao povo de Israel, nos versículos 12 e 13 do capítulo 29 de Jeremias.

Necessitamos buscar a Deus incansavelmente, incessantemente, através de nossas orações e atitudes, fazendo de Seus princípios um estilo de vida, capaz de contagiar a todos os que vivem e convivem conosco.

Vivendo desta forma, até mesmo aqueles que pouco ou quase nunca convivem conosco, certamente serão atingidos pela Boa e Preciosa Semente do Evangelho. Os que já foram atingidos e aceitaram as Boas Novas, certamente serão edificados e motivados a fazer o mesmo.

Porém, a iniciativa de buscar a Deus e viver Seus princípios, deve ser feita de todo o coração, com todo entendimento e com toda a alma.

Seguramente se este for o nosso foco e o nosso ideal, Deus realizará em nossas vidas Seus planos e projetos de paz e não de mal e nos dará sempre, um futuro e uma esperança.

Comentários

Postagens da Semana

O Engano do Coração e o Olhar de Deus

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?  10 "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jeremias 17:9 Vivemos dias em que frases como “siga seu coração” ou “ouça o que ele diz” são tidas como conselhos sábios. A ideia de que nossos sentimentos e desejos mais profundos nos levarão ao caminho certo está enraizada em músicas, filmes, redes sociais e até em algumas conversas bem-intencionadas. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre isso? No contexto de Jeremias 17, o profeta está confrontando o povo de Judá por sua idolatria e confiança em si mesmos em vez de em Deus. O versículo 9 nos apresenta uma declaração chocante: o coração humano é “enganoso” e “incurável”. O termo hebraico traduzido como “enganoso” (עָקֹב – aqob) carrega a ideia de algo tortuoso, traiçoeiro, que não segue um caminho reto. Já “incur...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7. Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;* 8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. 25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.* *Reflexão:* Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Isr...