Pular para o conteúdo principal

Se o Senhor Quiser


Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

Tiago 4:14 e15

Na autoridade do Espírito Santo e com amor, o apóstolo Tiago exortava a igreja daquela época, representada naquele momento pelas doze tribos de Israel, dispersas.

Sua intenção era levar Israel a refletir sobre a importância da dependência absoluta de Deus e da fragilidade da vida, quanto às ambições desmedidas e inconseqüentes, capazes de destruir relacionamentos e famílias, além da completa ausência de comunhão com Deus.

O desejo de Tiago não era fazer com que a igreja ficasse isolada do mundo, mas, que se posiciona-se dentro dele, demonstrando claramente que defendia a causa do evangelho e vivia seus ensinos.

O anseio de Tiago também era que a igreja vivesse em harmonia com Deus, porém em inimizade com o mundo e com as depravações de toda ordem, a ela impostas.

Infelizmente a igreja vivia completamente absorvida e dominada pela busca desenfreada das coisas fúteis, supérfluas e nada edificantes, demonstrando cansaço e desânimo espiritual a ponto estar exaurida por conta dos esforços empreendidos nessa busca vã.

A igreja necessitava recobrar no evangelho de Cristo e seus ensinos, qual o seu papel e seu ideal no mundo, vivendo ou voltando a viver o “Ide” ordenado por Jesus.

Para isso precisava retomar sua posição, após rever seus conceitos e converter-se dos maus caminhos que a deixavam triste, estéril e doente.

O apóstolo Tiago inspirado por Deus, descreve nos versículos 14 e 15 do capítulo 4 sobre a fragilidade da vida versus a busca por ideais humanos até então praticados pela igreja, ensinando a mesma sobre os benefícios da real e saudável dependência do Eterno Deus.

Concluindo, como igreja devemos constantemente rever nossos conceitos, meditar sobre nossas ações e se houver em nós caminhos percorridos que não são os que Deus traçou deixá-los e retornarmos para onde Ele deseja, bem como irmos para onde Ele está indicando.

Seja o nosso ideal viver o que Tiago indicou ao povo de Israel no versículo 15 do capítulo 4 “Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.”
A começar em mim

Comentários

Postagens da Semana

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

A Fidelidade do Senhor

Salmos 89:1 Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a Tua fidelidade por todas as gerações. 13 O Teu braço é poderoso; a Tua mão é forte, exaltada é Tua mão direita. 14 A retidão e a justiça são os alicerces do Teu trono; o amor e a fidelidade vão à Tua frente.  15 Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-Te, Senhor, e que anda na luz da Tua presença!  52 Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém.   Que diariamente as nossas atitudes, demonstrem aos que conosco convivem, o nosso compromisso, fidelidade, gratidão e submissão ao Eterno. Demonstremos a muitos o verdadeiro valor e alegria de uma vida que aclama ao Senhor e anda permanente na luz da Sua presença. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

O EXEMPLO DE LEVI

Reflexão: Nosso constante desafio como seguidores de Cristo: 1- Buscar a santificação diante de Deus constantemente, para melhor ouvir Sua voz, estar alinhado com seus propósitos e um dia ver Sua face. 2- Viver uma vida que sempre honre a Deus, servindo somente a Deus e jamais oferecer a Ele fogo estranho, como infelizmente fizeram os filhos de Arão, Nadabe e Abiú. 3- Honrar a Deus como geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Como sacerdotes de Cristo, que possamos seguir o exemplo de Levi, que apartou a muitos da iniquidade. Malaquias: 2. 4. Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos. 5. Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome. 6. A lei da verdade...