Pular para o conteúdo principal

Hoje Estarás Comigo no Paraíso


E disse a Jesus: Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:42, 43

Quando lemos no evangelho de Lucas a narrativa sobre a crucificação, podemos perceber reações diferentes nos dois malfeitores que também foram crucificados juntamente com Jesus.

Enquanto um malfeitor zombava e escarnecia de Jesus, o outro o repreendia e exortava, reconhecendo o poder salvador do Mestre, demonstrando temor a Deus, além de reconhecer sua condição de pecado.

Enquanto um malfeitor questionava seu poder, o outro também o exortava fazendo com que este tivesse consciência de que estavam ambos com justiça recebendo aquela pena, pelos seus feitos, porém Jesus nenhum mal havia feito.

Também enquanto exortava a este malfeitor, o outro malfeitor demonstrava reconhecimento de sua condição miserável e da pureza que residia em Cristo Jesus. Podemos admitir que o malfeitor que reconhecia sua condição de pecado estava de certa forma pregando o genuíno evangelho ao seu comparsa rebelde, em suas últimas horas de vida. Certamente não teria outra oportunidade, no entanto, estava antecipadamente cumprindo o “Ide” determinado por Jesus.

Aquele malfeitor arrependido, não poderia freqüentar a classe de novos convertidos rumo ao batismo, não poderia ser batizado, não poderia proclamar o evangelho a muitas pessoas, a não ser àquelas que podiam ouvi-lo naqueles momentos de agonia e dor.

Também não poderia freqüentar uma igreja e participar dos cultos, ser edificado pelas mensagens pastorais e por belos cânticos e hinos entoados pela congregação ou por grupos musicais.

O Senhor Jesus, sendo homem, porém sem pecado e sendo Deus, em sua onisciência constatou no coração daquele malfeitor arrependido, alguém carente, confesso e desejoso de receber Sua graça, porém reconhecendo ser indigno de recebê-la, quando declarou ao Mestre: Senhor lembra-te de mim, quando entrares no Teu reino.

O milagre da salvação que reside somente em Cristo Jesus, se realizou quando Jesus em seu infinito amor e graça disse ao malfeitor arrependido: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Para a nossa reflexão:

Em, nossa conduta de vida e testemunho esperados por Deus, quando cedemos às tentações, entristecemos o Espírito Santo e nos tornamos tão malfeitores quanto aquele homem.

Resta saber qual tipo de malfeitor temos sido diante de Deus.
Que sempre sejamos malfeitores arrependidos e conscientes da nossa condição miserável e que somente a Graça que há em Jesus pode nos remir.

Comentários

Postagens da Semana

A Mente de Cristo: O Caminho da Humildade e Obediência

Texto base: Filipenses 2:5-8 (NVI) "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" Introdução Vivemos em um mundo onde a busca pelo sucesso, reconhecimento e poder tem guiado muitas decisões. Somos incentivados a buscar status, riquezas e uma posição de destaque na sociedade. No entanto, quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, encontramos um modelo completamente diferente: humildade, serviço e obediência. O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Filipos , nos exorta a ter a mesma atitude de Cristo. Mas o que isso significa na prática? Como podemos aplicar essa verdade em nossa vida diária? 1. O Chamado para Ter a Mente de Cristo A Importância da Mentalidade Certa A mente é o c...

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...

Promotores da Verdadeira Paz

Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Reflexão Mesmo vivendo em tempos onde percebemos a constante falta de paz, das mais diversas formas, sigamos o ensino de Jesus, quando declarou que felizes são os que promovem, restituem e restabelecem a paz, tão procurada e tão escassa em nossos dias. Sejamos constantes promotores da verdadeira paz que só Cristo pode dar, com as nossas atitudes e se preciso for com palavras. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!