Pular para o conteúdo principal

Quando Falta Tempo……………..


O velho ditado nos diz que “Tempo é dinheiro” e por mais capitalista e materialista que ele possa parecer, tem em seu pequeno conteúdo uma grande verdade. Quando se diz que tempo é dinheiro, é justamente para chamar a nossa atenção quanto à valorização e o uso adequado do tempo, isto é sem desperdícios.

Salomão também nos dá grandes exemplos em Provérbios, dando destaque para o tempo e a forma como as situações vão acontecendo ao longo da vida através do tempo.

A grande questão e o grande drama deste século é a síndrome da falta de tempo criada por nós seja, pelo mau uso do tempo, pela nossa negligência, pelo nosso comodismo, pelo nosso egoísmo e pelos valores que a vida nos impõe.

As conseqüências dessa avalanche que acabamos criando não são poucas e acabam prejudicando muitas áreas da nossa vida incluindo a nossa saúde e os nossos relacionamentos, sejam afetivos, familiares e de amizade.

A causa mais evidente está baseada no desequilíbrio do uso do tempo, causado pela nossa busca desenfreada em atingirmos nossos objetivos, como por exemplo, “Vou terminar isso logo, custe o que custar”; “Não consigo esperar até amanhã”.

Não que isso seja errado, aliás, a vida é composta de objetivos e metas, porém são necessários muito equilíbrio e muita disciplina para atingi-los, tendo sempre a consciência de quando devemos começar a trabalhar por nossos objetivos e quando devemos deixar o que falta para o dia seguinte, a fim de nos dedicarmos as outras áreas da nossa vida.

O próprio Salomão inspirado por Deus nos ensina, “Há pra tudo um tempo determinado por Deus” e através deste ensino podemos ver quantas coisas fazemos ao longo do dia, da semana, do mês e do ano, quando procuramos aplicar o tempo adequado e necessário para cada atividade do nosso cotidiano.

Vivemos no século da tecnologia e da rapidez na troca das informações, porém ambos foram feitos para nos servir e não para nos escravizar, fazendo-nos perder a referência dos valores que uma vida saudável pode produzir.

Que possamos refletir até que ponto realmente falta tempo ou falta organizar o tempo, para não deixarmos o tempo passar e com ele muitas oportunidades de termos uma vida melhor com Deus, com a família e com o próximo.

Comentários

Postagens da Semana

Compromisso e Fidelidade com Deus

1 Samuel 1:9-22; 2:1-8; 2:20-21 Infinitamente mais que os milagres por Deus realizados na vida de Ana, havia em seu coração a plena consciência e certeza de quem era Deus, Seu poder e soberania infinitos. Independente do constrangimento com o qual vivia perante àquela sociedade, decididamente, em submissão e fidelidade, Ana faz seu voto ao Senhor, cumpre-o e por Deus é constantemente abençoada, não só com um filho (Samuel), prometido ao Senhor, mas com outros cinco filhos. Tomemos o exemplo de Ana, levando ao Senhor as nossas petições, com toda a nossa alma e coração, com verdadeiro compromisso e fidelidade a Ele somente, certos de que Ele nos abençoará da melhor maneira, na medida exata, para o nosso bem e para que o Seu nome seja honrado e glorificado sempre. A começar em mim. Tenha um abençoado dia! 1 Samuel 1:9 Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou 10 e, co...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

O Poder de Jesus e a Nossa Fé

Mateus 9:18 a 25 Um pai aflito pela perda da filha, uma mulher necessitando de cura para a sua enfermidade, eram algumas das muitas pessoas que ouviam a mensagem de Jesus. A diferença entre ouvir, crer e praticar o que se acredita, foi o que trouxe àquelas pessoas, os milagres que tanto precisavam. Antes dos milagres realizados, estas pessoas foram curadas da enfermidade espiritual que afligia suas vidas, sem esperança, sem paz e sem fé. A cura espiritual que só Jesus pode dar, por elas alcançadas, ao crerem que Ele era o único salvador de suas vidas, capaz de lhes garantir a vida eterna com Deus, foi a base para uma fé inabalável no poder que reside somente em Jesus. Nestas pessoas, havia não só a fé, mas, a entrega total a Jesus, do que nada podiam mais fazer. Muitos de nós cremos no poder de Jesus sobre tudo e todos, no entanto, temos dificuldade de praticar a nossa fé. Peçamos a Deus, sabedoria e discernimento para entender e praticar a nossa fé simplesmente, sem nada esperar...