Pular para o conteúdo principal

Quando Falta Tempo……………..


O velho ditado nos diz que “Tempo é dinheiro” e por mais capitalista e materialista que ele possa parecer, tem em seu pequeno conteúdo uma grande verdade. Quando se diz que tempo é dinheiro, é justamente para chamar a nossa atenção quanto à valorização e o uso adequado do tempo, isto é sem desperdícios.

Salomão também nos dá grandes exemplos em Provérbios, dando destaque para o tempo e a forma como as situações vão acontecendo ao longo da vida através do tempo.

A grande questão e o grande drama deste século é a síndrome da falta de tempo criada por nós seja, pelo mau uso do tempo, pela nossa negligência, pelo nosso comodismo, pelo nosso egoísmo e pelos valores que a vida nos impõe.

As conseqüências dessa avalanche que acabamos criando não são poucas e acabam prejudicando muitas áreas da nossa vida incluindo a nossa saúde e os nossos relacionamentos, sejam afetivos, familiares e de amizade.

A causa mais evidente está baseada no desequilíbrio do uso do tempo, causado pela nossa busca desenfreada em atingirmos nossos objetivos, como por exemplo, “Vou terminar isso logo, custe o que custar”; “Não consigo esperar até amanhã”.

Não que isso seja errado, aliás, a vida é composta de objetivos e metas, porém são necessários muito equilíbrio e muita disciplina para atingi-los, tendo sempre a consciência de quando devemos começar a trabalhar por nossos objetivos e quando devemos deixar o que falta para o dia seguinte, a fim de nos dedicarmos as outras áreas da nossa vida.

O próprio Salomão inspirado por Deus nos ensina, “Há pra tudo um tempo determinado por Deus” e através deste ensino podemos ver quantas coisas fazemos ao longo do dia, da semana, do mês e do ano, quando procuramos aplicar o tempo adequado e necessário para cada atividade do nosso cotidiano.

Vivemos no século da tecnologia e da rapidez na troca das informações, porém ambos foram feitos para nos servir e não para nos escravizar, fazendo-nos perder a referência dos valores que uma vida saudável pode produzir.

Que possamos refletir até que ponto realmente falta tempo ou falta organizar o tempo, para não deixarmos o tempo passar e com ele muitas oportunidades de termos uma vida melhor com Deus, com a família e com o próximo.

Comentários

Postagens da Semana

Quando a tempestade chega: Acalmando os mares do coração

Em algum momento da vida, todos nós enfrentamos tempestades. São momentos em que tudo parece fugir ao controle, os ventos contrários se levantam, e o medo tenta dominar o nosso coração. No evangelho de  Marcos 4:35-41 , encontramos Jesus e os discípulos em uma cena de tempestade que revela verdades profundas sobre quem Ele é e como podemos reagir diante das adversidades. O dia em que Jesus disse: “Vamos atravessar para o outro lado” O texto registra: “Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: ‘Vamos para o outro lado’” (v.35). Era o próprio Jesus que estava conduzindo aquela travessia. Eles não estavam ali por acaso, e não era uma ideia dos discípulos atravessar naquele momento. Jesus havia dado uma ordem clara. Ainda assim, logo enfrentariam uma grande tempestade. Quantas vezes iniciamos uma jornada por orientação de Deus, certos de Sua direção, e de repente nos vemos no meio de ventos fortes e ondas que ameaçam nos afogar? Muitos acreditam que obedecer...

O Propósito de Ana e a Bondade de Deus: Uma Jornada de Dor, Fé e Vitória

Texto base: 1 Samuel 1:9-20 e 2:1-21 (NVI) Introdução A história de Ana, registrada nos primeiros capítulos do primeiro livro de Samuel, é uma das mais emocionantes e transformadoras das Escrituras.  Ela nos apresenta uma mulher profundamente marcada pela dor da esterilidade, humilhada por quem deveria amá-la, mas que escolheu transformar sua angústia em fé, seu pranto em oração e sua espera em adoração.  Ana não apenas orou por um filho — ela orou com um propósito. Sua vida nos mostra que quando entregamos nossos desejos mais profundos nas mãos de Deus e nos alinhamos com o Seu propósito, Ele age com bondade e fidelidade. A dor de uma mulher incompreendida O contexto de Ana começa num ambiente familiar conturbado. Seu marido, Elcana, a amava profundamente, mas ela vivia à sombra da provocação constante de Penina, a outra esposa, que tinha filhos e zombava de sua esterilidade.  Em uma cultura onde a fertilidade era símbolo de bênção e valor para a mulher, Ana ...

A Segurança Que Jesus nos Dá

Marcos 6:45 a 53 Quando as situações que vivenciamos, nos levam a mares bravios e agitados, onde o nosso barco perde o controle e está prestes a afundar, quando não há esperança quanto ao fim da tempestade e dos ventos que sacodem fortemente nossas vidas, o Senhor Jesus está sempre pronto para entrar em nosso barco e acalmar a tempestade. No entanto, Ele respeita a nossa livre decisão, seja de convidá-lO para entrar em nosso barco ou preferir que os ventos e a tempestade continuem nos afligindo. Permitamos que Jesus seja sempre o Capitão do nosso barco, trazendo-nos segurança, rumo e bonança nos mares que a vida nos impõem, certos de que quando as tempestades e os ventos vierem, Ele sempre nos dará segurança, paz e bonança. Tenha um abençoado dia! Marcos 6:45  Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.  46 Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.  47 Ao anoitece...