Pular para o conteúdo principal

A começar em mim seja Deus glorificado


Ninguém em sã consciência deseja passar por uma crise, seja ela qual e de que natureza for. As crises apesar de serem grandes oportunidades para reflexão, revisão de conceitos e extremamente apropriadas para mudança de atitudes, também são, dolorosas, angustiantes e consomem muito o nosso corpo, a nossa alma e o nosso espírito.

Apesar de todo este cenário complexo, é importante ressaltar que o caminho para a solução das crises, na maioria das vezes, resulta de três ações que, transformam as crises em ricas e preciosas oportunidades de crescimento espiritual, pessoal e coletivo.
 
O primeiro deles é reconhecer que algo está errado. Quando passamos a ouvir tão somente a voz do Espírito Santo, nos despindo de todo o nosso orgulho e presunção, objetivando o bem comum, certamente perceberemos que algo está errado e no que depender de nós, como cristãos, devemos e podemos agir, buscando saber o que está errado para debelar a crise.
 
O segundo é reconhecer que precisamos corrigir o que percebemos estar errado, para exterminar a crise. Talvez este seja um dos pontos mais difíceis, considerando que somos humanos, falhos e fracos, tendo nosso orgulho próprio que, quando não colocado à disposição de Deus em humildade, na maioria das vezes nos impede de descermos do pedestal de nossas convicções.
 
O terceiro é corrigir o que está errado. Esta ação requer total e absoluta entrega, desprendimento, humildade e se necessário, nos humilharmos, como servos, como filhos, como pessoas que de Deus e tão somente d’Ele dependemos e aceitamos sempre Suas correções.
 
Corrigir o que está errado e fazer o que for necessário para isso, seja pedindo perdão a Deus e àqueles que foram alvo dos nossos erros é um ato nobre, primeiro diante de Deus e segundo para com o nosso próximo.
 
Permitamos que Deus seja glorificado através destas atitudes, principalmente porque como filhos d’Ele e como irmãos, Ele não espera de nós nada menos que isso. Que lembremos e apliquemos em nossas vidas o exemplo de João o Batista quando disse “É importante que Ele cresça e que eu diminua”.
 
A começar em mim

Comentários

Postagens da Semana

A Mente de Cristo: O Caminho da Humildade e Obediência

Texto base: Filipenses 2:5-8 (NVI) "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" Introdução Vivemos em um mundo onde a busca pelo sucesso, reconhecimento e poder tem guiado muitas decisões. Somos incentivados a buscar status, riquezas e uma posição de destaque na sociedade. No entanto, quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, encontramos um modelo completamente diferente: humildade, serviço e obediência. O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Filipos , nos exorta a ter a mesma atitude de Cristo. Mas o que isso significa na prática? Como podemos aplicar essa verdade em nossa vida diária? 1. O Chamado para Ter a Mente de Cristo A Importância da Mentalidade Certa A mente é o c...

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...

A Grandeza de Deus nas Tempestades da Vida

A vida humana é repleta de momentos de provação, e as dificuldades podem ser um fardo pesado de carregar.  No entanto, as Escrituras Sagradas, através de textos como o  Livro de Jó , nos convidam a refletir sobre o sofrimento humano, a soberania divina e como podemos compreender e enfrentar as tempestades da vida com fé.  Jó , um homem justo, sofreu imensamente, mas foi nesse sofrimento que ele teve a oportunidade de compreender melhor a grandeza e a sabedoria de Deus.  A reflexão e o aprendizado que podemos extrair dos versículos de  Jó 36:26 ,  Jó 36:33  e  Jó 37:1-5  são profundos e nos mostram o caminho para uma vida de confiança e entrega a Deus, mesmo nas adversidades. Neste devocional, iremos explorar detalhadamente essas passagens, oferecendo uma análise explicativa que não só esclarece o texto bíblico, mas também convida você, leitor, a uma reflexão profunda sobre a sua própria caminhada de fé.  Ao final, você será d...