Êxodo 32: 7.
Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;*
8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.
19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte.
25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos),
26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.*
*Reflexão:*
Enquanto Moisés recebia de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Israel, este povo preferiu não esperar em Deus, deixando de ouvir Sua voz, obedecer Suas ordenanças e, em sua rebeldia e desobediência, fizeram um ídolo (bezerro de ouro) para adorar.
Ao retornar ao acampamento, Moisés viu a situação de pecado em que o povo se encontrava, dando a todos uma oportunidade, quando disse: " *Quem está ao lado do Senhor, venha até mim* "
A oportunidade de arrependimento foi dada a todos, no entanto, somente os filhos de Levi se arrependeram, quando se manifestaram, se aproximaram e se identificaram com o chamado de Deus. - *Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.*
Quantas vezes temos sido por Deus convocados a uma tomada de posição em Seu favor e a Seu lado, preferindo adorar os ídolos que decidimos em rebeldia e desobediência adorar?
Os ídolos não são necessariamente deuses ou imagens, mas, também, pessoas, objetos de valor ou posições de influência como (um automóvel, uma casa, uma pessoa, um trabalho, uma posição de prestígio e poder entre tantas outras coisas).
Que prontamente possamos agir como os filhos de Levi, ao sermos convocados por Deus, deixando nossos ídolos e somente a Deus seguirmos, adorarmos e dependermos integralmente.
Seja este o nosso constante ideal.
Tenha um abençoado dia!
Comentários
Postar um comentário