Pular para o conteúdo principal

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7.
Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;*
8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.
19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte.
25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos),
26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.*

*Reflexão:*
Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Israel, este povo preferiu não esperar em Deus, deixando de ouvir Sua voz, obedecer Suas ordenanças e, em sua rebeldia e desobediência, fizeram um ídolo (bezerro de ouro) para adorar.
Ao retornar ao acampamento, Moisés viu a situação de pecado em que o povo se encontrava, dando a todos uma oportunidade, quando disse: " *Quem está ao lado do Senhor, venha até mim* "
A oportunidade de arrependimento foi dada a todos,  no entanto, somente os filhos de Levi se arrependeram, quando se manifestaram, se aproximaram e se identificaram com o chamado de Deus. - *Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.*
Quantas vezes temos sido por Deus convocados a uma tomada de posição em Seu favor e a Seu lado, preferindo adorar os ídolos que decidimos em rebeldia e desobediência adorar?
Os ídolos não são necessariamente deuses ou imagens, mas,  também, pessoas, objetos de valor ou posições de influência como (um automóvel, uma casa, uma pessoa, um trabalho, uma posição de prestígio e poder entre tantas outras coisas).
Que prontamente possamos agir como os filhos de Levi, ao sermos convocados por Deus, deixando nossos ídolos e somente a Deus seguirmos, adorarmos e dependermos integralmente.

Seja este o nosso constante ideal.

Tenha um abençoado dia!

Comentários

Postagens da Semana

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

O Amor de Deus em Nós

1 Coríntios 13:4 O amor é   paciente,  o amor é   bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Reflexão Permitamos com que o verdadeiro Amor de Deus esteja em nós diariamente, tornando nossas ações, atitudes e palavras, repletas das características deste precioso Amor, que transforma, regenera e revigora. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Perseverança com a Espada e a Pá: Lições de Neemias para Viver com Coragem e Propósito

A tensão entre o medo e a fé A vida é cheia de desafios que nos colocam em posição de escolha constante: recuar ou avançar?  Quando enfrentamos oposição, críticas, ameaças ou cansaço, somos tentados a desistir de nossos propósitos.  O texto bíblico de Neemias 4:15-23 nos mostra que essa tensão não é nova. Desde os tempos antigos, o povo de Deus enfrentou resistências ao tentar cumprir o que Ele lhes havia confiado. Este trecho das Escrituras revela não apenas estratégias de defesa, mas, sobretudo, atitudes espirituais para perseverar diante da adversidade. Vamos explorar este texto e extrair verdades atemporais que nos desafiam a viver com vigilância, coragem, unidade e confiança em Deus. 1. A oposição não cancela o propósito (v. 15) “Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a trama deles, todos voltamos ao muro, cada um para o seu trabalho.” O primeiro destaque do texto é a reação dos inimigos ao perceberem que seus pla...