Pular para o conteúdo principal

ONDE ESTÁ A NOSSA ESPERANÇA?


O profeta Jeremias descreve em seu livro, capítulo 17 a situação de conflito vivida pelo povo de Israel, por estar em desobediência a Deus e Seus propósitos, bem como ressalta os benefícios do Seu povo ouvir e obedecer a Sua voz.

No versículo 04 deste capítulo o profeta descreve o que Deus pensa a respeito daqueles que confiam em sim mesmo, fazendo de suas convicções e seus pensamentos finitos a sua esperança.
Ele compara a confiança do homem em si mesmo a um arbusto ou árvore de pequeno porte que vive somente no deserto, lugar sem habitação e profundamente seco.

Jeremias também descreve que aquele que faz do Senhor Deus e somente Ele a sua esperança, será semelhante a uma árvore plantada junto às águas de um ribeiro, lugar que pode suportar as adversidades do tempo e do clima, sempre com folhas verdes e produzindo constantemente frutos de excelente qualidade.

Meditando sobre estes versículos e seu contexto, poderíamos perguntar a nós mesmos, o quanto temos feito de nossos conceitos, preconceitos e bens materiais a nossa suposta “esperança”; que acréscimos ou benefícios têm sido confirmados na causa do Senhor, através da nossa vã maneira de pensar e viver, quando dizemos que estamos entregando tudo a Deus e, no entanto, estamos confiando em nós mesmos?

Quantas pessoas têm sido alcançadas por Cristo ou edificadas em Seu corpo (a igreja) enquanto pensamos e agimos desta forma?!

Que o nosso sincero e incansável ideal seja, o que o profeta descreve no versículo 07 quando diz: “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR.”

Como corpo de Cristo que somos “”Sua amada igreja, que possamos nos despir de tudo aquilo que nos divide, que não traz crescimento nem edificação e tampouco fará Sua obra prosperar.

Que possamos perseguir o alvo de vencer o nosso Eu, o nosso orgulho e presunção humano, que não vem de Cristo, para que não sejamos em momento algum pedras de tropeço.

Seja sempre o Senhor a nossa esperança e motivo de nossa união, para o nosso bem e do nosso próximo.

Comentários

Postagens da Semana

Quando a tempestade chega: Acalmando os mares do coração

Em algum momento da vida, todos nós enfrentamos tempestades. São momentos em que tudo parece fugir ao controle, os ventos contrários se levantam, e o medo tenta dominar o nosso coração. No evangelho de  Marcos 4:35-41 , encontramos Jesus e os discípulos em uma cena de tempestade que revela verdades profundas sobre quem Ele é e como podemos reagir diante das adversidades. O dia em que Jesus disse: “Vamos atravessar para o outro lado” O texto registra: “Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: ‘Vamos para o outro lado’” (v.35). Era o próprio Jesus que estava conduzindo aquela travessia. Eles não estavam ali por acaso, e não era uma ideia dos discípulos atravessar naquele momento. Jesus havia dado uma ordem clara. Ainda assim, logo enfrentariam uma grande tempestade. Quantas vezes iniciamos uma jornada por orientação de Deus, certos de Sua direção, e de repente nos vemos no meio de ventos fortes e ondas que ameaçam nos afogar? Muitos acreditam que obedecer...

A Segurança Que Jesus nos Dá

Marcos 6:45 a 53 Quando as situações que vivenciamos, nos levam a mares bravios e agitados, onde o nosso barco perde o controle e está prestes a afundar, quando não há esperança quanto ao fim da tempestade e dos ventos que sacodem fortemente nossas vidas, o Senhor Jesus está sempre pronto para entrar em nosso barco e acalmar a tempestade. No entanto, Ele respeita a nossa livre decisão, seja de convidá-lO para entrar em nosso barco ou preferir que os ventos e a tempestade continuem nos afligindo. Permitamos que Jesus seja sempre o Capitão do nosso barco, trazendo-nos segurança, rumo e bonança nos mares que a vida nos impõem, certos de que quando as tempestades e os ventos vierem, Ele sempre nos dará segurança, paz e bonança. Tenha um abençoado dia! Marcos 6:45  Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.  46 Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.  47 Ao anoitece...

Perseverança com a Espada e a Pá: Lições de Neemias para Viver com Coragem e Propósito

A tensão entre o medo e a fé A vida é cheia de desafios que nos colocam em posição de escolha constante: recuar ou avançar?  Quando enfrentamos oposição, críticas, ameaças ou cansaço, somos tentados a desistir de nossos propósitos.  O texto bíblico de Neemias 4:15-23 nos mostra que essa tensão não é nova. Desde os tempos antigos, o povo de Deus enfrentou resistências ao tentar cumprir o que Ele lhes havia confiado. Este trecho das Escrituras revela não apenas estratégias de defesa, mas, sobretudo, atitudes espirituais para perseverar diante da adversidade. Vamos explorar este texto e extrair verdades atemporais que nos desafiam a viver com vigilância, coragem, unidade e confiança em Deus. 1. A oposição não cancela o propósito (v. 15) “Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a trama deles, todos voltamos ao muro, cada um para o seu trabalho.” O primeiro destaque do texto é a reação dos inimigos ao perceberem que seus pla...