Pular para o conteúdo principal

ONDE ESTÁ A NOSSA ESPERANÇA?


O profeta Jeremias descreve em seu livro, capítulo 17 a situação de conflito vivida pelo povo de Israel, por estar em desobediência a Deus e Seus propósitos, bem como ressalta os benefícios do Seu povo ouvir e obedecer a Sua voz.

No versículo 04 deste capítulo o profeta descreve o que Deus pensa a respeito daqueles que confiam em sim mesmo, fazendo de suas convicções e seus pensamentos finitos a sua esperança.
Ele compara a confiança do homem em si mesmo a um arbusto ou árvore de pequeno porte que vive somente no deserto, lugar sem habitação e profundamente seco.

Jeremias também descreve que aquele que faz do Senhor Deus e somente Ele a sua esperança, será semelhante a uma árvore plantada junto às águas de um ribeiro, lugar que pode suportar as adversidades do tempo e do clima, sempre com folhas verdes e produzindo constantemente frutos de excelente qualidade.

Meditando sobre estes versículos e seu contexto, poderíamos perguntar a nós mesmos, o quanto temos feito de nossos conceitos, preconceitos e bens materiais a nossa suposta “esperança”; que acréscimos ou benefícios têm sido confirmados na causa do Senhor, através da nossa vã maneira de pensar e viver, quando dizemos que estamos entregando tudo a Deus e, no entanto, estamos confiando em nós mesmos?

Quantas pessoas têm sido alcançadas por Cristo ou edificadas em Seu corpo (a igreja) enquanto pensamos e agimos desta forma?!

Que o nosso sincero e incansável ideal seja, o que o profeta descreve no versículo 07 quando diz: “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR.”

Como corpo de Cristo que somos “”Sua amada igreja, que possamos nos despir de tudo aquilo que nos divide, que não traz crescimento nem edificação e tampouco fará Sua obra prosperar.

Que possamos perseguir o alvo de vencer o nosso Eu, o nosso orgulho e presunção humano, que não vem de Cristo, para que não sejamos em momento algum pedras de tropeço.

Seja sempre o Senhor a nossa esperança e motivo de nossa união, para o nosso bem e do nosso próximo.

Comentários

Postagens da Semana

O Engano do Coração e o Olhar de Deus

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?  10 "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jeremias 17:9 Vivemos dias em que frases como “siga seu coração” ou “ouça o que ele diz” são tidas como conselhos sábios. A ideia de que nossos sentimentos e desejos mais profundos nos levarão ao caminho certo está enraizada em músicas, filmes, redes sociais e até em algumas conversas bem-intencionadas. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre isso? No contexto de Jeremias 17, o profeta está confrontando o povo de Judá por sua idolatria e confiança em si mesmos em vez de em Deus. O versículo 9 nos apresenta uma declaração chocante: o coração humano é “enganoso” e “incurável”. O termo hebraico traduzido como “enganoso” (עָקֹב – aqob) carrega a ideia de algo tortuoso, traiçoeiro, que não segue um caminho reto. Já “incur...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7. Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;* 8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. 25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.* *Reflexão:* Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Isr...