Pular para o conteúdo principal

Como Herdar a Vida Eterna?

Lucas 10:25 a 28
25 - E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26- E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27- E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28- E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

A resposta que Jesus deu ao questionamento feito pelo doutor na lei de Moisés, foi simples, direta, objetiva e de uma profundidade imensurável.

Quando aquele homem que na realidade queria constranger a Jesus fez a pergunta, certamente não esperava que aquela resposta.

Se sua intenção era constranger a Jesus, o Mestre que conhecia o coração e as intenções daquele homem, não foi nada menos que compassivo e amoroso, fazendo com que o mesmo recobrasse na lei que tanto estudara e na qual também era doutor, a resposta dada por Deus a Moisés:

“ Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Jesus desejava que aquele homem aprendesse que que amar a Deus verdadeiramente, implica no fato de entregar-se de corpo e alma, isto é, por inteiro, sendo totalmente dependente d’Ele.

Amar a Deus verdadeiramente também é fazer d’Ele a razão da nossa existência, da nossa alegria, dos nossos desejos e anseios, do nosso  presente, do nosso futuro e dos bons frutos colhidos de um passado em Sua total e absoluta dependência e submissão à Sua vontade.

O Mestre queria mostrar àquele homem, os dividendos esprituais daquele que ama a Deus verdadeiramente.

Da mesma forma, amar o próximo como a ti mesmo é cuidar, zelar e amar aos que são do nosso convívio, resultado da nossa comunhão com Deus e daqueles que necessitam serem alcançados pela Sua graça, para os quais devemos sempre exalar o perfume de Cristo, através da nossa vida e do nosso testemunho.

Que grande desafio!

Certamente aquele doutor da lei não foi mais o mesmo depois ter ouvido de Jesus aquela resposta para sua indagação. Mesmo que não tenha se rendido a Jesus, acredito que seu coração ficou profundamente incomodado.

Fica aqui o desafio posto por Jesus, para todo aquele que deseja alcançar a vida eterna.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Seja este o nosso permanente desafio e ideal de vida.

Comentários

Postagens da Semana

A Mente de Cristo: O Caminho da Humildade e Obediência

Texto base: Filipenses 2:5-8 (NVI) "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" Introdução Vivemos em um mundo onde a busca pelo sucesso, reconhecimento e poder tem guiado muitas decisões. Somos incentivados a buscar status, riquezas e uma posição de destaque na sociedade. No entanto, quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, encontramos um modelo completamente diferente: humildade, serviço e obediência. O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Filipos , nos exorta a ter a mesma atitude de Cristo. Mas o que isso significa na prática? Como podemos aplicar essa verdade em nossa vida diária? 1. O Chamado para Ter a Mente de Cristo A Importância da Mentalidade Certa A mente é o c...

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...

Promotores da Verdadeira Paz

Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Reflexão Mesmo vivendo em tempos onde percebemos a constante falta de paz, das mais diversas formas, sigamos o ensino de Jesus, quando declarou que felizes são os que promovem, restituem e restabelecem a paz, tão procurada e tão escassa em nossos dias. Sejamos constantes promotores da verdadeira paz que só Cristo pode dar, com as nossas atitudes e se preciso for com palavras. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!