Pular para o conteúdo principal

Como Herdar a Vida Eterna?

Lucas 10:25 a 28
25 - E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26- E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27- E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28- E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

A resposta que Jesus deu ao questionamento feito pelo doutor na lei de Moisés, foi simples, direta, objetiva e de uma profundidade imensurável.

Quando aquele homem que na realidade queria constranger a Jesus fez a pergunta, certamente não esperava que aquela resposta.

Se sua intenção era constranger a Jesus, o Mestre que conhecia o coração e as intenções daquele homem, não foi nada menos que compassivo e amoroso, fazendo com que o mesmo recobrasse na lei que tanto estudara e na qual também era doutor, a resposta dada por Deus a Moisés:

“ Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Jesus desejava que aquele homem aprendesse que que amar a Deus verdadeiramente, implica no fato de entregar-se de corpo e alma, isto é, por inteiro, sendo totalmente dependente d’Ele.

Amar a Deus verdadeiramente também é fazer d’Ele a razão da nossa existência, da nossa alegria, dos nossos desejos e anseios, do nosso  presente, do nosso futuro e dos bons frutos colhidos de um passado em Sua total e absoluta dependência e submissão à Sua vontade.

O Mestre queria mostrar àquele homem, os dividendos esprituais daquele que ama a Deus verdadeiramente.

Da mesma forma, amar o próximo como a ti mesmo é cuidar, zelar e amar aos que são do nosso convívio, resultado da nossa comunhão com Deus e daqueles que necessitam serem alcançados pela Sua graça, para os quais devemos sempre exalar o perfume de Cristo, através da nossa vida e do nosso testemunho.

Que grande desafio!

Certamente aquele doutor da lei não foi mais o mesmo depois ter ouvido de Jesus aquela resposta para sua indagação. Mesmo que não tenha se rendido a Jesus, acredito que seu coração ficou profundamente incomodado.

Fica aqui o desafio posto por Jesus, para todo aquele que deseja alcançar a vida eterna.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Seja este o nosso permanente desafio e ideal de vida.

Comentários

Postagens da Semana

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...

A Fidelidade do Senhor

Salmos 89:1 Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a Tua fidelidade por todas as gerações. 13 O Teu braço é poderoso; a Tua mão é forte, exaltada é Tua mão direita. 14 A retidão e a justiça são os alicerces do Teu trono; o amor e a fidelidade vão à Tua frente.  15 Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-Te, Senhor, e que anda na luz da Tua presença!  52 Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém.   Que diariamente as nossas atitudes, demonstrem aos que conosco convivem, o nosso compromisso, fidelidade, gratidão e submissão ao Eterno. Demonstremos a muitos o verdadeiro valor e alegria de uma vida que aclama ao Senhor e anda permanente na luz da Sua presença. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

A Grandeza de Deus nas Tempestades da Vida

A vida humana é repleta de momentos de provação, e as dificuldades podem ser um fardo pesado de carregar.  No entanto, as Escrituras Sagradas, através de textos como o  Livro de Jó , nos convidam a refletir sobre o sofrimento humano, a soberania divina e como podemos compreender e enfrentar as tempestades da vida com fé.  Jó , um homem justo, sofreu imensamente, mas foi nesse sofrimento que ele teve a oportunidade de compreender melhor a grandeza e a sabedoria de Deus.  A reflexão e o aprendizado que podemos extrair dos versículos de  Jó 36:26 ,  Jó 36:33  e  Jó 37:1-5  são profundos e nos mostram o caminho para uma vida de confiança e entrega a Deus, mesmo nas adversidades. Neste devocional, iremos explorar detalhadamente essas passagens, oferecendo uma análise explicativa que não só esclarece o texto bíblico, mas também convida você, leitor, a uma reflexão profunda sobre a sua própria caminhada de fé.  Ao final, você será d...