Pular para o conteúdo principal

A Fé em uma só Palavra


Mateus 8 
5
¶ E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
11
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
12
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
13
Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

 O centurião era um oficial do exército romano, responsável por comandar a centúria, conhecida como unidade de infantaria daquele exército. Cem homens ficavam sob o seu comando.
O que nos chama a atenção quando lemos o referido texto bíblico é a posição de destaque que aquele oficial ocupava, acompanhada de influências de ordem militar, social e econômica, versus o reconhecimento de sua condição espiritual diante do Mestre.

Também podemos perceber naquele oficial romano um homem sensível para como o seu próximo, especialmente para com seu criado e seu estado de saúde.
Certamente ele poderia substituir aquele criado por outro, no entanto, em sua escala de valores o criado valia mais que o serviço prestado.

Jesus ao ouvir seu pedido e enxergar seu coração, imediatamente se prontifica a acompanhá-lo até onde o seu criado estava.
Mas o que mais nos surpreende é a fé daquele oficial quando ao perceber que Jesus o Mestre, deixaria seus afazeres para ir a sua casa e curar seu criado, simplesmente diz: Senhor não sou digno que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

A fé um uma só palavra de Jesus era o remédio necessário e definitivo para a cura do seu criado.
Concluindo, percebemos que aquele centurião romano só poderia ter tamanha fé, porque  reconhecia que sua posição de nada valia diante da sua condição e da sua necessidade.

A pergunta que fica para nós é, o que faríamos se estivéssemos no lugar daquele centurião?
A começar em mim, sejamos perseguidores da genuína fé em Jesus, na qual sempre necessitamos reconhecer nossa absoluta impotência, para que os resultados desta fé comecem a se manifestar em nossas vidas e nas vidas daqueles que estão ao nosso redor.

Comentários

Postagens da Semana

O Amor de Deus em Nós

1 Coríntios 13:4 O amor é   paciente,  o amor é   bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Reflexão Permitamos com que o verdadeiro Amor de Deus esteja em nós diariamente, tornando nossas ações, atitudes e palavras, repletas das características deste precioso Amor, que transforma, regenera e revigora. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!