Pular para o conteúdo principal

Ser Uma Igreja Unânime


Atos dos Apóstolos - 2:46

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.”

Quando lemos o discurso de Pedro no Dia de Pentecostes, podemos constatar diversas informações tanto do ponto de vista histórico quanto espiritual.

Estas informações são preciosas e nos ajudam a resgatar valores genuínos onde a igreja de Cristo foi construída.

Destacamos entre os valores descritos a firmeza e a fidelidade doutrinária à Palavra, a simplicidade tanto na comunhão quanto no partir do pão e nas orações.

Também se destacavam o temor da igreja ao Supremo Deus, a união, a fé, o dom da misericórdia entre outros.

Mas o que mais nos chama atenção é a unanimidade descrita pelo autor do livro de atos, quando evidencia no versículo 46 do capítulo 2 que “a igreja perseverava unânime todos os dias no templo e, quando partiam o pão em casa o faziam com singeleza de coração.”

Consultando no dicionário o significado da palavra unânime encontramos:

Unânime

(latim unanimis, - que tem os mesmos sentimentos, que vive em boa harmonia).

De fato, a igreja primitiva tinha os mesmos sentimentos e buscava viver em harmonia, mesmo diante das adversidades da época e da constante perseguição aos cristãos.

Esta unanimidade mantida e vivida pela igreja primitiva era capaz de superar obstáculos como a diversidade de opiniões pessoais, pensamentos e convicções, comuns ao ser humano, priorizando sempre o bem comum e a missão de propagar o evangelho de Cristo, vivendo este evangelho verdadeiramente, através de suas atitudes e fazendo do evangelho de Cristo seu estilo de vida.

Trazendo este texto e contexto para os nossos dias, podemos dizer que o desafio perseguido e vivido pela igreja primitiva é o mesmo para a igreja de Cristo em nossos dias, isto é, viver e propagar o evangelho e buscar sempre ser uma igreja unânime, que persevera na sã doutrina, no partir do pão e nas orações de forma simples, pura e objetiva.

A começar em mim, que possamos tornar cada vez mais atuais as premissas e exemplos vividos e deixados pela igreja primitiva, visando resgatar em nossas vidas e em nossas igrejas, estes preciosos valores, que edificam e transformam vidas para a eternidade com Deus.

Comentários

Postagens da Semana

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

O Amor de Deus em Nós

1 Coríntios 13:4 O amor é   paciente,  o amor é   bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. Reflexão Permitamos com que o verdadeiro Amor de Deus esteja em nós diariamente, tornando nossas ações, atitudes e palavras, repletas das características deste precioso Amor, que transforma, regenera e revigora. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!