Pular para o conteúdo principal

Ser Uma Igreja Unânime


Atos dos Apóstolos - 2:46

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.”

Quando lemos o discurso de Pedro no Dia de Pentecostes, podemos constatar diversas informações tanto do ponto de vista histórico quanto espiritual.

Estas informações são preciosas e nos ajudam a resgatar valores genuínos onde a igreja de Cristo foi construída.

Destacamos entre os valores descritos a firmeza e a fidelidade doutrinária à Palavra, a simplicidade tanto na comunhão quanto no partir do pão e nas orações.

Também se destacavam o temor da igreja ao Supremo Deus, a união, a fé, o dom da misericórdia entre outros.

Mas o que mais nos chama atenção é a unanimidade descrita pelo autor do livro de atos, quando evidencia no versículo 46 do capítulo 2 que “a igreja perseverava unânime todos os dias no templo e, quando partiam o pão em casa o faziam com singeleza de coração.”

Consultando no dicionário o significado da palavra unânime encontramos:

Unânime

(latim unanimis, - que tem os mesmos sentimentos, que vive em boa harmonia).

De fato, a igreja primitiva tinha os mesmos sentimentos e buscava viver em harmonia, mesmo diante das adversidades da época e da constante perseguição aos cristãos.

Esta unanimidade mantida e vivida pela igreja primitiva era capaz de superar obstáculos como a diversidade de opiniões pessoais, pensamentos e convicções, comuns ao ser humano, priorizando sempre o bem comum e a missão de propagar o evangelho de Cristo, vivendo este evangelho verdadeiramente, através de suas atitudes e fazendo do evangelho de Cristo seu estilo de vida.

Trazendo este texto e contexto para os nossos dias, podemos dizer que o desafio perseguido e vivido pela igreja primitiva é o mesmo para a igreja de Cristo em nossos dias, isto é, viver e propagar o evangelho e buscar sempre ser uma igreja unânime, que persevera na sã doutrina, no partir do pão e nas orações de forma simples, pura e objetiva.

A começar em mim, que possamos tornar cada vez mais atuais as premissas e exemplos vividos e deixados pela igreja primitiva, visando resgatar em nossas vidas e em nossas igrejas, estes preciosos valores, que edificam e transformam vidas para a eternidade com Deus.

Comentários

Postagens da Semana

Compromisso e Fidelidade com Deus

1 Samuel 1:9-22; 2:1-8; 2:20-21 Infinitamente mais que os milagres por Deus realizados na vida de Ana, havia em seu coração a plena consciência e certeza de quem era Deus, Seu poder e soberania infinitos. Independente do constrangimento com o qual vivia perante àquela sociedade, decididamente, em submissão e fidelidade, Ana faz seu voto ao Senhor, cumpre-o e por Deus é constantemente abençoada, não só com um filho (Samuel), prometido ao Senhor, mas com outros cinco filhos. Tomemos o exemplo de Ana, levando ao Senhor as nossas petições, com toda a nossa alma e coração, com verdadeiro compromisso e fidelidade a Ele somente, certos de que Ele nos abençoará da melhor maneira, na medida exata, para o nosso bem e para que o Seu nome seja honrado e glorificado sempre. A começar em mim. Tenha um abençoado dia! 1 Samuel 1:9 Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou 10 e, co...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

O Poder de Jesus e a Nossa Fé

Mateus 9:18 a 25 Um pai aflito pela perda da filha, uma mulher necessitando de cura para a sua enfermidade, eram algumas das muitas pessoas que ouviam a mensagem de Jesus. A diferença entre ouvir, crer e praticar o que se acredita, foi o que trouxe àquelas pessoas, os milagres que tanto precisavam. Antes dos milagres realizados, estas pessoas foram curadas da enfermidade espiritual que afligia suas vidas, sem esperança, sem paz e sem fé. A cura espiritual que só Jesus pode dar, por elas alcançadas, ao crerem que Ele era o único salvador de suas vidas, capaz de lhes garantir a vida eterna com Deus, foi a base para uma fé inabalável no poder que reside somente em Jesus. Nestas pessoas, havia não só a fé, mas, a entrega total a Jesus, do que nada podiam mais fazer. Muitos de nós cremos no poder de Jesus sobre tudo e todos, no entanto, temos dificuldade de praticar a nossa fé. Peçamos a Deus, sabedoria e discernimento para entender e praticar a nossa fé simplesmente, sem nada esperar...