Pular para o conteúdo principal

QUANDO NOSSAS DECISÕES ESTÃO ALINHADAS COM DEUS


Ao ler o texto de 1 Samuel 16 “Quando Deus manda Samuel ungir a Davi como rei”, refleti o quanto podemos ser abençoados em nossas decisões, quando estamos verdadeiramente alinhados com Deus.

1 Samuel 16

 
 1- Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
 
Reflexão – Quando Deus escolhe alguém para realizar sua obra, Ele define claramente a forma e a ocasião.
 
 
2 - Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
 
3- E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
 
ReflexãoReflexão – Em nossa forma finita e limitada, muitas vezes esquecemos que é Deus quem está no controle de todas as coisas. Mesmo assim, em Seu infinito Amor, Ele nos mostra claramente o que devemos fazer.
 
 
4- Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
 
5- E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
 
Reflexão – A perfeita sintonia com Deus nos leva a um clima de intensa dependência, comunhão e convergência com seus propósitos, ainda que as incertezas do nosso eu queiram dominar nossas mentes e corações.
 
 
 
 6- E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
 
 
 
7- Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
 
Reflexão – É preciso que estejamos atentos à voz de Deus, para que em nenhum momento a precipitação ou qualquer outra voz que não seja a Sua, venha nos levar a cometer erros, promovendo assim conseqüências indeléveis.
 
8- Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
 
 
9- Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
 
 
 
10- Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.
 
Reflexão - A constante sintonia com Deus nos leva a vencer todos os obstáculos e evitar os caminhos e escolhas que parecem ser bons, mas, jamais fizeram, fazem ou farão parte dos Seus planos.
 
 
11- Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
 
Reflexão – Quando tudo parece perdido ou todas as possibilidades humanas foram esgotadas, é imprescindível que nos calemos e deixemos Deus, somente Deus falar.
 
 
12- Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
 
Reflexão- Não há nada melhor do que ouvir atentamente a voz de Deus e Seus sinais, sentir a Sua paz para prosseguirmos e tomarmos a decisão que somente ELE nos aponta.
 
 
13- Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
 
Reflexão – Que possamos perseguir incansavelmente o ideal de estarmos alinhados com Deus e com Seus propósitos, ouvindo Sua voz, sentindo Sua paz, para que os frutos de nossas decisões produzam abundantes bênçãos em nossas vidas e em Seu Reino.

A começar em mim, seja esta a nossa oração e o nosso alvo.

Comentários

Postagens da Semana

Quando a tempestade chega: Acalmando os mares do coração

Em algum momento da vida, todos nós enfrentamos tempestades. São momentos em que tudo parece fugir ao controle, os ventos contrários se levantam, e o medo tenta dominar o nosso coração. No evangelho de  Marcos 4:35-41 , encontramos Jesus e os discípulos em uma cena de tempestade que revela verdades profundas sobre quem Ele é e como podemos reagir diante das adversidades. O dia em que Jesus disse: “Vamos atravessar para o outro lado” O texto registra: “Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: ‘Vamos para o outro lado’” (v.35). Era o próprio Jesus que estava conduzindo aquela travessia. Eles não estavam ali por acaso, e não era uma ideia dos discípulos atravessar naquele momento. Jesus havia dado uma ordem clara. Ainda assim, logo enfrentariam uma grande tempestade. Quantas vezes iniciamos uma jornada por orientação de Deus, certos de Sua direção, e de repente nos vemos no meio de ventos fortes e ondas que ameaçam nos afogar? Muitos acreditam que obedecer...

O Propósito de Ana e a Bondade de Deus: Uma Jornada de Dor, Fé e Vitória

Texto base: 1 Samuel 1:9-20 e 2:1-21 (NVI) Introdução A história de Ana, registrada nos primeiros capítulos do primeiro livro de Samuel, é uma das mais emocionantes e transformadoras das Escrituras.  Ela nos apresenta uma mulher profundamente marcada pela dor da esterilidade, humilhada por quem deveria amá-la, mas que escolheu transformar sua angústia em fé, seu pranto em oração e sua espera em adoração.  Ana não apenas orou por um filho — ela orou com um propósito. Sua vida nos mostra que quando entregamos nossos desejos mais profundos nas mãos de Deus e nos alinhamos com o Seu propósito, Ele age com bondade e fidelidade. A dor de uma mulher incompreendida O contexto de Ana começa num ambiente familiar conturbado. Seu marido, Elcana, a amava profundamente, mas ela vivia à sombra da provocação constante de Penina, a outra esposa, que tinha filhos e zombava de sua esterilidade.  Em uma cultura onde a fertilidade era símbolo de bênção e valor para a mulher, Ana ...

A Segurança Que Jesus nos Dá

Marcos 6:45 a 53 Quando as situações que vivenciamos, nos levam a mares bravios e agitados, onde o nosso barco perde o controle e está prestes a afundar, quando não há esperança quanto ao fim da tempestade e dos ventos que sacodem fortemente nossas vidas, o Senhor Jesus está sempre pronto para entrar em nosso barco e acalmar a tempestade. No entanto, Ele respeita a nossa livre decisão, seja de convidá-lO para entrar em nosso barco ou preferir que os ventos e a tempestade continuem nos afligindo. Permitamos que Jesus seja sempre o Capitão do nosso barco, trazendo-nos segurança, rumo e bonança nos mares que a vida nos impõem, certos de que quando as tempestades e os ventos vierem, Ele sempre nos dará segurança, paz e bonança. Tenha um abençoado dia! Marcos 6:45  Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.  46 Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.  47 Ao anoitece...