Pular para o conteúdo principal

Prudência, Bom Senso e Pandemia

 Provérbios 8:1 

A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; 
2 nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; 
3 ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: 
4 A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. 
5 Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.

Reflexão
Nossas vidas foram brutalmente modificadas, desde quando a atual pandemia chegou.

Nossas rotinas, nossos hábitos e costumes, passaram e ainda passam por radicais mudanças.

Nossos sentimentos, nas mais diversas formas de demonstração, têm sido fortemente afetados.

Nossos relacionamentos, sejam familiares, afetivos e de amizades, passam por severa e constante mudança e adaptação. 

Muitas vezes nos sentimos presos, impotentes e reféns de um vírus invisível, potencialmente letal e ainda sem previsão de ser controlado ou debelado, com o surgimento de um antídoto comprovadamente eficaz.

Tudo isto e muito mais, chega a nos tirar o fôlego e a esperança de que viveremos dias melhores. 

Sim, o volume de informações negativas e os excessos, nos deixam sem rumo na maioria das vezes.

Cientificamente falando, mesmo sem ser um profissional de saúde, com qualificações mínimas para versar sobre este assunto, nestes tempos de pandemia e também por razões profissionais, tenho estudado muito sobre imunologia.

É certo que esta pandemia não foi a primeira e não será a última, outras surgirão, de formas diferentes, exigindo de cada um de nós, o que Deus falou através de Salomão, no versículo 5 do capítulo 8 de Provérbios - Vocês inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.

Deus, em sua sabedoria, onipotência e soberania, nos criou com defesas suficientemente capazes de resistir doenças que afetam a nós, os humanos, trata-se da nossa imunidade.

A nossa imunidade, depende de uma série de fatores, para atuar de forma eficiente e eficaz em defesa do nosso organismo, agindo contra tudo o que ameaça o nosso corpo.

No entanto, conforme estudos recentes, nós, humanos, particularmente brasileiros(as), possuímos uma da mais baixas taxas de imunidade do mundo, principalmente pela falta de hábito para uma   alimentação saudável, sedentarismo e privação de sono.

Para estarmos com as nossas defesas (nossa imunidade) em dia, precisamos basicamente  regrar com rigor alguns itens, entre tantos outros:
1- Alimentação saudável 
2- Sono regrado e de qualidade
3- Atividade física diária

Muitas justificativas poderíamos dar, por não cumprir alguns destes itens ou todos eles, no entanto, sem defesa, sem imunidade, estamos  seriamente vulneráveis, não só ao COVID-19 mas, a qualquer doença.

Portanto, independente de uma vacina, que tem por princípio básico, induzir a imunidade ativa do nosso organismo, portanto, sua eficácia depende da resposta do nosso organismo, sejamos prudentes e engajados  para adquirir, aumentar e melhorar a nossa imunidade no que depende de nós, nos tornando sábios, por  praticar o bom senso de cuidar da nossa imunidade, do nosso corpo humano,  que também é o templo do Espírito Santo.

Sem dúvidas, com a nossa imunidade em dia, teremos melhores condições de resistir a eventuais contaminações, seja qual for a doença, tornar eficaz a resposta do nosso organismo quando houver vacina para o COVID-19, bem como as demais vacinas já existentes, as quais também precisamos tomar.

A nossa imunidade também é capaz de trazer melhor qualidade de vida e alívio para as nossas comorbidades.  

A exemplo do que Paulo, inspirado por Deus, escreveu aos cristãos de Éfeso - em Efésios 6:11 a 18 com destaque para o versículo 11:

Efésios 6:11 
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, 

Com o nosso corpo saudável e bem cuidado, com o nosso espírito em perfeita sintonia com Deus, resistiremos e venceremos estes tempos difíceis e, no tempo reservado por Deus, nos reuniremos fisicamente novamente, sem restrições, sem impedimentos e sem riscos à saúde.

Enquanto este momento não chega, 

Sejamos prudentes, tenhamos bom senso.

Tenha um abençoado dia!

Comentários

Postagens da Semana

O Engano do Coração e o Olhar de Deus

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?  10 "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jeremias 17:9 Vivemos dias em que frases como “siga seu coração” ou “ouça o que ele diz” são tidas como conselhos sábios. A ideia de que nossos sentimentos e desejos mais profundos nos levarão ao caminho certo está enraizada em músicas, filmes, redes sociais e até em algumas conversas bem-intencionadas. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre isso? No contexto de Jeremias 17, o profeta está confrontando o povo de Judá por sua idolatria e confiança em si mesmos em vez de em Deus. O versículo 9 nos apresenta uma declaração chocante: o coração humano é “enganoso” e “incurável”. O termo hebraico traduzido como “enganoso” (עָקֹב – aqob) carrega a ideia de algo tortuoso, traiçoeiro, que não segue um caminho reto. Já “incur...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7. Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;* 8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. 25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.* *Reflexão:* Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Isr...