Pular para o conteúdo principal

Prudência, Bom Senso e Pandemia

 Provérbios 8:1 

A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; 
2 nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; 
3 ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: 
4 A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. 
5 Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.

Reflexão
Nossas vidas foram brutalmente modificadas, desde quando a atual pandemia chegou.

Nossas rotinas, nossos hábitos e costumes, passaram e ainda passam por radicais mudanças.

Nossos sentimentos, nas mais diversas formas de demonstração, têm sido fortemente afetados.

Nossos relacionamentos, sejam familiares, afetivos e de amizades, passam por severa e constante mudança e adaptação. 

Muitas vezes nos sentimos presos, impotentes e reféns de um vírus invisível, potencialmente letal e ainda sem previsão de ser controlado ou debelado, com o surgimento de um antídoto comprovadamente eficaz.

Tudo isto e muito mais, chega a nos tirar o fôlego e a esperança de que viveremos dias melhores. 

Sim, o volume de informações negativas e os excessos, nos deixam sem rumo na maioria das vezes.

Cientificamente falando, mesmo sem ser um profissional de saúde, com qualificações mínimas para versar sobre este assunto, nestes tempos de pandemia e também por razões profissionais, tenho estudado muito sobre imunologia.

É certo que esta pandemia não foi a primeira e não será a última, outras surgirão, de formas diferentes, exigindo de cada um de nós, o que Deus falou através de Salomão, no versículo 5 do capítulo 8 de Provérbios - Vocês inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.

Deus, em sua sabedoria, onipotência e soberania, nos criou com defesas suficientemente capazes de resistir doenças que afetam a nós, os humanos, trata-se da nossa imunidade.

A nossa imunidade, depende de uma série de fatores, para atuar de forma eficiente e eficaz em defesa do nosso organismo, agindo contra tudo o que ameaça o nosso corpo.

No entanto, conforme estudos recentes, nós, humanos, particularmente brasileiros(as), possuímos uma da mais baixas taxas de imunidade do mundo, principalmente pela falta de hábito para uma   alimentação saudável, sedentarismo e privação de sono.

Para estarmos com as nossas defesas (nossa imunidade) em dia, precisamos basicamente  regrar com rigor alguns itens, entre tantos outros:
1- Alimentação saudável 
2- Sono regrado e de qualidade
3- Atividade física diária

Muitas justificativas poderíamos dar, por não cumprir alguns destes itens ou todos eles, no entanto, sem defesa, sem imunidade, estamos  seriamente vulneráveis, não só ao COVID-19 mas, a qualquer doença.

Portanto, independente de uma vacina, que tem por princípio básico, induzir a imunidade ativa do nosso organismo, portanto, sua eficácia depende da resposta do nosso organismo, sejamos prudentes e engajados  para adquirir, aumentar e melhorar a nossa imunidade no que depende de nós, nos tornando sábios, por  praticar o bom senso de cuidar da nossa imunidade, do nosso corpo humano,  que também é o templo do Espírito Santo.

Sem dúvidas, com a nossa imunidade em dia, teremos melhores condições de resistir a eventuais contaminações, seja qual for a doença, tornar eficaz a resposta do nosso organismo quando houver vacina para o COVID-19, bem como as demais vacinas já existentes, as quais também precisamos tomar.

A nossa imunidade também é capaz de trazer melhor qualidade de vida e alívio para as nossas comorbidades.  

A exemplo do que Paulo, inspirado por Deus, escreveu aos cristãos de Éfeso - em Efésios 6:11 a 18 com destaque para o versículo 11:

Efésios 6:11 
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, 

Com o nosso corpo saudável e bem cuidado, com o nosso espírito em perfeita sintonia com Deus, resistiremos e venceremos estes tempos difíceis e, no tempo reservado por Deus, nos reuniremos fisicamente novamente, sem restrições, sem impedimentos e sem riscos à saúde.

Enquanto este momento não chega, 

Sejamos prudentes, tenhamos bom senso.

Tenha um abençoado dia!

Comentários

Postagens da Semana

A Fidelidade do Senhor

Salmos 89:1 Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a Tua fidelidade por todas as gerações. 13 O Teu braço é poderoso; a Tua mão é forte, exaltada é Tua mão direita. 14 A retidão e a justiça são os alicerces do Teu trono; o amor e a fidelidade vão à Tua frente.  15 Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-Te, Senhor, e que anda na luz da Tua presença!  52 Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém.   Que diariamente as nossas atitudes, demonstrem aos que conosco convivem, o nosso compromisso, fidelidade, gratidão e submissão ao Eterno. Demonstremos a muitos o verdadeiro valor e alegria de uma vida que aclama ao Senhor e anda permanente na luz da Sua presença. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Silêncio da Alma: Descanso em Deus em Meio à Tempestade

“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a minha rocha e a minha salvação; ele é a minha torre segura! Não serei abalado! A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confie nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.”  (Salmos 62:5-8 – Nova Versão Internacional) A Alma Cansada e o Convite ao Silêncio Vivemos em um mundo barulhento. O som dos nossos próprios pensamentos, as exigências da vida, a ansiedade pelo amanhã e as dores do ontem formam um coro constante que abafa a voz suave de Deus. Nesse contexto, Davi nos apresenta um caminho inverso: o silêncio interior que nasce da confiança profunda em Deus. O Salmo 62 é uma canção de confiança, um sussurro de fé em meio ao caos. O versículo 5 já nos convida a uma postura ativa de espera: “Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.” Davi fala com sua própria a...

Amar a Deus e ao Próximo: O Verdadeiro Caminho para uma Vida Plena

Reflexões sobre Mateus 22:34-39 e sua Aplicação no Mundo Atual O evangelho de Mateus, especialmente no capítulo 22, nos traz ensinamentos profundos sobre os princípios que devem nortear a vida de qualquer cristão.  No trecho que compreende os versículos 34 a 39, Jesus nos apresenta o maior e mais importante mandamento de todos:  "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37-39).   Esse mandamento duplo, que combina o amor a Deus e o amor ao próximo, possui uma profundidade imensurável e é um convite à transformação pessoal e social. Neste artigo, vamos refletir sobre o significado desses mandamentos, explorar como podemos aplicá-los em nossa vida cotidiana e discutir a importância de viver com base nesses princípios.  Ao final, convidaremos você, leitor, a uma tomada de decisão...