Pular para o conteúdo principal

Menos Murmuração, Mais Gratidão

 Êxodo 16:2 a 35

Mesmo diante de nossa ingratidão, murmurações e, às vezes, falta de fé, Deus é imutável em amor, zêlo, cuidado e fidelidade para conosco.

Ele sempre nos surpreende de forma singular.

O povo de Israel murmurava  desnecessariamente por comida no deserto, mesmo tendo presenciado todos os sinais que Deus operou no Egito, para que pudessem sair da escravidão.

Diariamente, receberam pela manhã o maná e à tarde carne, por Deus enviados.

Deus os proveu diariamente por quarenta anos, até que chegassem a Canaã.

Assim, ao invés de murmurarmos, sejamos constantemente gratos ao Senhor, pois, quando menos esperarmos, Ele nos proverá, de forma plena e surpreendente. 

Êxodo 16:2 
E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. 
3 E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. 
4 Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que Eu veja se anda em minha lei ou não. 
5 E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.  
6 Então, disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito,  
7 e amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o Senhor; porque quem somos nós para que murmureis contra nós? 
8 Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão a fartar,  porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra Ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor. 
11 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
13 E aconteceu que, à tarde, subiram codornizes e cobriram o arraial; e, pela manhã, jazia o orvalho ao redor do arraial. 
14 E, alçando-se o orvalho caído, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra. 
15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes, pois, Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.  
35 E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.

Tenha um abençoado dia!

Comentários

Postagens da Semana

O Engano do Coração e o Olhar de Deus

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?  10 "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jeremias 17:9 Vivemos dias em que frases como “siga seu coração” ou “ouça o que ele diz” são tidas como conselhos sábios. A ideia de que nossos sentimentos e desejos mais profundos nos levarão ao caminho certo está enraizada em músicas, filmes, redes sociais e até em algumas conversas bem-intencionadas. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre isso? No contexto de Jeremias 17, o profeta está confrontando o povo de Judá por sua idolatria e confiança em si mesmos em vez de em Deus. O versículo 9 nos apresenta uma declaração chocante: o coração humano é “enganoso” e “incurável”. O termo hebraico traduzido como “enganoso” (עָקֹב – aqob) carrega a ideia de algo tortuoso, traiçoeiro, que não segue um caminho reto. Já “incur...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7. Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;* 8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. 25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.* *Reflexão:* Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Isr...