Pular para o conteúdo principal

QUANDO NEGAMOS A JESUS

Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Mateus 26: 31 - 35

O texto registrado pelo evangelista Mateus, retrata além de um momento marcante no ministério de Jesus e de seus discípulos, motivado pela separação de Jesus e seus discípulos, por ocasião da prisão do Mestre engenhada pelos judeus e por Judas, uma lição de fidelidade ensinada por Jesus, válida para os nossos dias.

Quando Jesus em conversa com seus discípulos repassa instruções sobre as coisas que haveriam de acontecer e sobre como seus discípulos deveriam agir, para a continuidade de Sua obra, Pedro, cheio de emoção e comoção assegura que nunca se escadalizaria ou negaria a Jesus.

O mestre, em sua onisciência, sendo homem e sendo Deus, declarou ao próprio Pedro que este lhe negaria por três vezes antes que o galo cantasse. Não satisfeitos com a declaração de Jesus, tanto Pedro quanto os demais discípulos foram unânimes, ao afirmarem que ainda que fosse necessário morrerem com Jesus, não negariam o Mestre.

O que mais nos chama a atenção não é só o fato de Pedro ter negado a Jesus, exatamente como previu o Mestre, mas também a atitude dos demais discípulos, registrada no versículo 56 do capítulo 26 Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.”

Fugiram algumas horas após afirmarem com Pedro, que não o negariam nem que isso custasse morrerem com Jesus.

Trazendo este contexto para os nossos dias, como discípulos de Jesus, portanto seguidores d´Ele e dos exemplos por Ele deixados, também devemos ter o cuidado de não negarmos a Jesus, em nossa jornada terrena, nos relacionamentos com a família, com os amigos, com o corpo de Cristo, nos negócios, no trabalho e onde quer que estejamos.

Fica para nós uma pergunta para reflexão e uma pequena oração:

Onde tenho negado a Jesus como seu discípulo?

Pai peço sabedoria vinda de Ti, para viver o que a Tua Palavra ensina, visando jamais negar a Jesus, meu Salvador. Peço-te perdão por todas as vezes que neguei a Jesus, não seguindo Seus exemplos, assumindo o compromisso de ser um discípulo fiel.

Seja este o nosso ideal.

Comentários

Postagens da Semana

A Mente de Cristo: O Caminho da Humildade e Obediência

Texto base: Filipenses 2:5-8 (NVI) "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" Introdução Vivemos em um mundo onde a busca pelo sucesso, reconhecimento e poder tem guiado muitas decisões. Somos incentivados a buscar status, riquezas e uma posição de destaque na sociedade. No entanto, quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, encontramos um modelo completamente diferente: humildade, serviço e obediência. O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Filipos , nos exorta a ter a mesma atitude de Cristo. Mas o que isso significa na prática? Como podemos aplicar essa verdade em nossa vida diária? 1. O Chamado para Ter a Mente de Cristo A Importância da Mentalidade Certa A mente é o c...

A Justiça de Deus Revelada: O Caminho da Salvação pela Fé

Texto base: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Introdução: O Clamor da Alma por Justiça Vivemos em tempos em que a busca por justiça é constante. Seja nas ruas, nas redes sociais ou nos tribunais, o ser humano clama por equidade, por dignidade, por um senso de certo e errado que vá além das circunstâncias.  Mas e quando o problema está dentro de nós? E quando percebemos que a justiça que tanto buscamos no mundo não preenche o vazio da alma? O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, oferece uma resposta eterna para essa busca:  a justiça de Deus que se manifesta pela fé em Jesus Cristo . Vamos explorar o que essa passagem r...

Promotores da Verdadeira Paz

Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Reflexão Mesmo vivendo em tempos onde percebemos a constante falta de paz, das mais diversas formas, sigamos o ensino de Jesus, quando declarou que felizes são os que promovem, restituem e restabelecem a paz, tão procurada e tão escassa em nossos dias. Sejamos constantes promotores da verdadeira paz que só Cristo pode dar, com as nossas atitudes e se preciso for com palavras. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!