Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem.
Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:21-24
Reflexão
Ao esrever aos romanos, Paulo apóstolo explica que a justiça de Deus — ou seja, a forma como Deus torna o ser humano aceitável diante Dele — não vem pelo cumprimento perfeito da lei, mas exclusivamente pela fé em Jesus Cristo.
A lei revelou o pecado, mas não tinha poder para salvar. Agora, Deus oferece justiça gratuitamente, por meio da graça, baseada no sacrifício de Cristo.
Paulo também afirma que todos pecaram. Isso elimina a ideia de que alguém pode se salvar sozinho ou ser “bom o suficiente”. Ao mesmo tempo, traz esperança: a salvação é um presente de Deus, não uma conquista humana.
A palavra “redimidos” indica libertação — como alguém que é resgatado da escravidão.
No contexto histórico, Paulo falava tanto a judeus (que confiavam na lei) quanto a gentios (que não tinham a lei). Ele mostra que todos precisam igualmente da graça que há somente em Cristo.
Para refletirmos: Se a salvação é um presente, a pergunta não é “sou bom o suficiente?”, mas “aceito ou rejeito esse presente?”
Decisão: Você continuará confiando apenas em seus próprios méritos ou escolherá confiar na graça oferecida por Deus por meio de Jesus?
Tenha um abençoado dia!
Comentários
Postar um comentário