"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
João 15:1-10
Reflexão
Em João 15:1-10, Jesus diz que Ele é a “videira verdadeira”, e Deus Pai é quem cuida da plantação. No texto original em grego, a palavra "menō" aparece várias vezes e significa “permanecer”, “continuar ligado”.
Isso mostra que dar frutos espirituais não depende só do nosso esforço, mas de permanecermos ligados a Jesus todos os dias.
A palavra "karpos", que significa “fruto”, mostra os resultados visíveis de uma vida com Deus: amor, bom caráter, obediência e atitudes que refletem Jesus. Quando Jesus diz que “sem mim nada podeis fazer”, Ele ensina que dependemos totalmente Dele.
Deus também “poda”, ou seja, corrige, ensina e limpa aquilo que nos afasta Dele, para que possamos crescer mais.
Ser frutífero espiritualmente é demonstrar constantemente em nossas ações, o amor de Cristo ao mundo.
Quando permanecemos em Jesus e seguimos Seus ensinamentos, produzimos frutos verdadeiros que têm valor eterno e glorificam a Deus.
Hoje, esse texto nos convida a uma decisão: Temos permanecido em Cristo, a videira verdadeira ou temos tentado viver pela própria força?
Temos produzido frutos que honram e glorificam o seu nome?
Que a nossa escolha permanente seja, se aproximar de Jesus, permanecer em Sua Palavra e permitir que Deus transforme nossas vidas para produzirmos frutos eternos.
A começar em mim.
Tenha um abençoado dia!
Comentários
Postar um comentário