Pular para o conteúdo principal

Compromisso e Fidelidade com Deus

1 Samuel 1:9-22; 2:1-8; 2:20-21
Infinitamente mais que os milagres por Deus realizados na vida de Ana, havia em seu coração a plena consciência e certeza de quem era Deus, Seu poder e soberania infinitos.

Independente do constrangimento com o qual vivia perante àquela sociedade, decididamente, em submissão e fidelidade, Ana faz seu voto ao Senhor, cumpre-o e por Deus é constantemente abençoada, não só com um filho (Samuel), prometido ao Senhor, mas com outros cinco filhos.

Tomemos o exemplo de Ana, levando ao Senhor as nossas petições, com toda a nossa alma e coração, com verdadeiro compromisso e fidelidade a Ele somente, certos de que Ele nos abençoará da melhor maneira, na medida exata, para o nosso bem e para que o Seu nome seja honrado e glorificado sempre.

A começar em mim.

Tenha um abençoado dia!

1 Samuel 1:9
Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou
10 e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor.
11 E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados".
20 Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: "Eu o pedi ao Senhor".

1 Samuel 1:22
Ana não foi e disse a seu marido: "Depois que o menino for desmamado, eu o levarei e o apresentarei ao Senhor, e ele morará ali para sempre".
 
1 Samuel 2:1
Então Ana orou assim: "Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação. 
2 "Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de Ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.
6 "O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata.
7 O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; 
Ele humilha e exalta. 
8 Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.

1 Samuel 2:20 
Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: "O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor". 
Então voltavam para casa.
 21 O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor.


Comentários

Postagens da Semana

O Provedor de Todas as Coisas

Gênesis 22:1-18 Imensuráveis são os benefícios de uma vida que obedece à voz do Senhor, manifestada das mais diversas formas, em inúmeras ocasiões. Embora seja extremamente desafiador ouvir, crer, ser fiel e obedecer ao Eterno, nunca esqueçamos que Ele é o nosso Provedor, quando não há esperança ou recursos, mas, havendo fé e perseverança, Sua provisão jamais falhará. Nem sempre Ele nos suprirá no que desejamos, mas, no que precisamos e na medida exata, pois, Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Obedeçamos incondicionalmente o Eterno, Criador, Sustentador e Provedor de todas as coisas. A começar em mim. Tenha um abençoado dia! Gênesis 22:1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe  "Abraão! "  Ele respondeu:   "Eis-me aqui" 2 Então disse Deus:   "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei". 3 Na manhã seguinte,...

Misericórdia e Compaixão

Lucas 18: 35. Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. 37. Disseram-lhe: "Jesus de Nazaré está passando". 38. Então ele se pôs a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! " 39. Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! " 40. Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe: 41. "O que você quer que eu lhe faça? " "Senhor, eu quero ver", respondeu ele. 42. Jesus lhe disse: "Recupere a visão! A sua fé o curou". 43. Imediatamente ele recuperou a visão; e seguia a Jesus glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus. Reflexão: Em nossas vidas, quantas vezes nos encontramos na situação do cego Bartimeu, clamando "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia  de mim!" Se tiv...