Pular para o conteúdo principal

OBEDECER ANTES A DEUS DO QUE AOS HOMENS

Atos dos Apóstolos 5:18 a 42

Estando presos por ordem das autoridades locais, os apóstolos de Jesus, durante a noite, receberam orientações do anjo do Senhor que abriu a porta do cárcere, para que continuassem a anunciar a mensagem do Evangelho ao povo.

Na manhã seguinte, os guardas e as autoridades ficaram perplexos, pois, a porta da prisão permanecia trancada, mas os apóstolos não estavam lá.

Ao encontrarem novamente os apóstolos,   as autoridades os reprenderam para que parassem de anunciar a Cristo, mas de nada adiantou.

Eles preferiram antes obedecer a Deus, cumprindo o Ide de Jesus.

As próprias autoridades, concluíram que se Deus estivesse à frente daquela questão, não haveria quem os pudesse impedir, pois, seria como lutar contra Deus.

Em nossos dias, não é diferente, quando Deus realmente nos impulsiona e nos confirma a cumprir Seus propósitos, não há impedimentos, apenas desafios a serem superados.

Andemos com Deus, ouçamos a Deus e,  obedeçamos antes a Deus do que a quem quer que seja.

Tenha um abençoado dia!

Atos dos Apóstolos 5:18 

Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública.
19 Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e
20 disse: "Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida". 
21 Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo. Quando chegaram o sumo sacerdote e os que os seus companheiros, convocaram o Sinédrio toda a assembléia dos líderes religiosos de Israel e mandaram buscar os apóstolos na prisão. 
22 Todavia, ao chegarem à prisão, os guardas não os encontraram ali. Então, voltaram e relataram: 
23 "Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém". 
24 Diante desse relato, o capitão da guarda do templo e os chefes dos sacerdotes ficaram perplexos, imaginando o que teria acontecido.
25 Nesse momento chegou alguém e disse: "Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo". 
26 Então, indo para lá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse.
27 Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, 
28 que lhes disse: "Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem Neste Nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem". 
29 Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! 
30 O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro. 
31 Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. 
32 Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem". 
33 Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.
34 Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento. 
35 Então lhes disse: "Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens. 
38 Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;
39 se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus". 
40 Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. 
41 Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. 
42 Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

Comentários

Postagens da Semana

O Engano do Coração e o Olhar de Deus

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?  10 "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jeremias 17:9 Vivemos dias em que frases como “siga seu coração” ou “ouça o que ele diz” são tidas como conselhos sábios. A ideia de que nossos sentimentos e desejos mais profundos nos levarão ao caminho certo está enraizada em músicas, filmes, redes sociais e até em algumas conversas bem-intencionadas. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre isso? No contexto de Jeremias 17, o profeta está confrontando o povo de Judá por sua idolatria e confiança em si mesmos em vez de em Deus. O versículo 9 nos apresenta uma declaração chocante: o coração humano é “enganoso” e “incurável”. O termo hebraico traduzido como “enganoso” (עָקֹב – aqob) carrega a ideia de algo tortuoso, traiçoeiro, que não segue um caminho reto. Já “incur...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7. Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;* 8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. 25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.* *Reflexão:* Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Isr...