Pular para o conteúdo principal

NÃO SEMEIE CONTENDAS, SEMEIE COMUNHÃO

Provérbios 6:16-19 diz: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”

Ao lermos o que Salomão escreveu sobre as seis coisas que o Senhor aborrece, e a sétima que a Sua alma abomina, podemos constatar que o Senhor abomina aqueles que semeiam contendas.

Buscando no dicionário o significado da palavra contenda, encontramos, s.f. Debate, Disputa, discussão acalorada; polêmica, controvérsia, Luta, combate, briga.

Tendo consciência de que devemos viver em união e comunhão, conforme descreve o salmista no Salmo 133, muitas vezes somos pegos de surpresa ao percebermos que deixamos de cumprir este desejo do coração de Deus, quando sutilmente nos deixamos enganar pelo inimigo de nossas almas ao semearmos contendas.

Neste momento perdemos a noção do quanto entristecemos o coração de Deus que como pai amoroso, deseja que seus filhos persigam incansavelmente o alvo da comunhão, do respeito ao próximo, da sinceridade mútua.

Quantas marcas indeléveis podemos ter deixado nos corações de pessoas com as quais nos relacionamos, por termos semeado contendas, entristecendo-as e decepcionando-as pela nossa má conduta e, por consequência, muitas acabaram se afastando dos caminhos do Senhor.

Perdemos de vista que o Senhor requererá de nós cada atitude que promova contendas entre os nossos queridos e conhecidos, pois Ele nos ama indistintamente e deseja que todos vivam em comunhão.

Ao meditarmos no texto do Salmo 133 quando diz…. Oh quão suave e bom que os irmãos vivam em união…. devemos tomar como norte o ideal de promover a paz, a harmonia e tudo que edifica tanto a nós quanto nosso próximo, tendo convicção de que os frutos desta comunhão não só alegra o coração de Deus, mas também contagia àqueles que estão ao nosso redor, levando-os a refletir sobre nossas atitudes, além de serem abençoados e abençoadores.

Certamente sempre que buscarmos viver em união e comunhão, produziremos frutos espirituais imensuráveis na vida de muitas pessoas e, consequentemente, não haverá nem tempo nem oportunidade para semearmos contendas.

Seja este o nosso ideal, semear constantemente o evangelho de Cristo, a união e a comunhão.

Comentários

Postagens da Semana

O Engano do Coração e o Olhar de Deus

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?  10 "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras." Jeremias 17:9 Vivemos dias em que frases como “siga seu coração” ou “ouça o que ele diz” são tidas como conselhos sábios. A ideia de que nossos sentimentos e desejos mais profundos nos levarão ao caminho certo está enraizada em músicas, filmes, redes sociais e até em algumas conversas bem-intencionadas. Mas o que a Palavra de Deus diz sobre isso? No contexto de Jeremias 17, o profeta está confrontando o povo de Judá por sua idolatria e confiança em si mesmos em vez de em Deus. O versículo 9 nos apresenta uma declaração chocante: o coração humano é “enganoso” e “incurável”. O termo hebraico traduzido como “enganoso” (עָקֹב – aqob) carrega a ideia de algo tortuoso, traiçoeiro, que não segue um caminho reto. Já “incur...

Deus Ouviu a Minha Oração

Salmos 66:16 Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim. 17 A Ele clamei com os lábios; com a língua O exaltei. 18 Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; 19 mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhE dirigi. 20 Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! Reflexão Que o nosso desafio diário de andar na presença do Senhor, refletido em nossas atitudes e se preciso for com palavras, a quantos pudermos, seja um hábito constante. O Senhor jamais rejeitará orações que venham de corações permanentemente comprometidos com Ele. Certamente Ele ouvirá as nossas orações e nos responderá , em Seu tempo, da Sua forma, porque a Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável. A começar em mim. Tenha um abençoado dia!

Deixando os Nossos Ídolos

Êxodo 32: 7. Então *disse o Senhor a Moisés:* Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, *se corrompeu;* 8. depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles *fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no,* e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 19. *Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira,* e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. 25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26. pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: *Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.* *Reflexão:* Enquanto Moisés recebia  de Deus as ordenanças que serviriam de norte para o povo de Isr...